terça-feira, novembro 15, 2005

Espirito Natalício


A época natalícia que está prestes a chegar, é bonita de se ver.
Em tempos idos só “cheirava” a Natal perto dos dias, já mesmo na 2ª quinzena de Dezembro. Hoje em dia, e devido ao consumismo desenfreado, às modas e outros que tais, a época natalícia começa ainda antes do Pão por Deus. Começa-se a perder um pouco aquele espírito, aquela azáfama das compras nos dias em prol, do comprar por comprar e nisso o comércio faz o seu melhor. O ano passado a moda eram as velas vermelhas, este ano será as fitinhas azuis e para o ano logo se vê.

O mais bonito de se apreciar, apesar de tudo, é ver as crianças, que apesar da sua esperteza quase nata, ainda são ingénuas ao ponto de acreditarem no Pai Natal e ainda bem.

São cartas ao Pai Natal a pedir dezenas de prendas, muitas das quais “impossíveis” porque o trenó não consegue com todas;
Pôr uma pequena merenda na mesa de jantar, para o Pai Natal comer quando vier deixar as prendas;
Ver em carne e osso nas ruas da cidade o Pai Natal a distribuir doces, tudo isto... entre outras maravilhas que nem a tecnologia mais sofisticada consegue substituir o brilho nos olhos das crianças que, apesar de algumas já terem 8 ou 9 anos, ainda acreditam na magia e no sonho de um Mundo melhor.

Bem ajam todas as crianças, grandes ou pequenas…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é. O natal já não sabe a nada. Compreende-se que o comercio comece as suas campanhas cedo. O que não se compreende é as pessoas estarem a adiantar-se ao mesmo. Ainda no sábado passado vi duas casas já iluminadas para o Natal... Certamente que os seus proprietários vão-se fartar de ver as luzinhas tanto tempo a piscar. E a conta da Electricidade?

12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passo a publicidade, deixo aqui o endereço electrónico de um forúm de fácil acesso e participação criado por jovens do Porto Judeu, foi inicialmente dedicado á discusão Tauromáquica mas como o mundo está sempre a girar o conteudo tornou-se dia após dis mais abrangente. http://www.forummariaeliza.no.sapo.pt/

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Espírito natalício é algo mágico e ao mesmo tempo imaginário. Mágico porque dá-nos uma sensação de prazer, de amor ao próximo e de solidariedade. Imaginário porque leva-nos não só à realidade emvolvente com toda a sua circunstância (luzes, os enfeites, as árvores, as prendas....)mas a um mundo criado por nós próprios. Um Mundo repleto de sonhos, de desejos e de aventura. Considero que é na época natalícia que as gentes dos diferentes paises e continentes se sentem mais próximas, mais solidárias e mais receptivas aos outros. É a época em que todos nós damos um pouco de nós proprios aos outros, quer através de prendas, quer através de gestos simbólicos como estender a mão, beijar o rosto de alguém, cumprimentar enfusivamente o outro, ajudar e colaborar em determinda situação.O natal é mágico na sua amplitude. Toda a magia que envolve o Natal, as decorações, as refeições e o dinamismo da época projecta-nos a um mundo transversal ao real que por vezes torna-se complicado de separar o que leva a situações de apuro fisicos, emocionais e financeiros. É necessário que se reaprenda a viver o natal como momento especial - o nascimento de Jesus - como momento de partilha e comunhão entre todos nós. A troca de prendinhas, a fartura do momento é para mim um elemento secundário da verdadeira essência do Natal. Reaprender a viver o natal é sobretudo reaprender a viver numa sociedade saudável e solidária.

2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

< / body>